quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Ke$ha é acusada de plágio


A música, nos tempos contemporâneos, e em linguagem leiga, é uma combinação de sons (produzidos a partir de vários instrumenstos e equipamentos eletrônicos, ou não), melodia, ritmo, tempos, voz do artista, afinação, etc. São infinitos os resultados possíveis a partir dessa combinação. Vários fatores que permitem que uma música possa ser diferente de todas outras já existentes. Porém, mesmo assim, é inevitável comparações de uma música nom outra, acusações de plágio. Assim foi com Ke$ha.

A cantora norte-americana Ke$ha é acusada de copiar seu hit Tik Tok de uma música da female dupla Justice em parceria com a cantora Uffie, nos vocais. Ke$ha laçou oficialmente Tik Tok, seu single de estreia, nos últimos meses de 2009, tendo a música se tornado um hit no mundo inteiro. Durante nove semanas, Tik Tok dominou o Hot 100 da Billboard, no topo da parada, surpreendendo todo o mundo ao impedir que outros cantores mais experientes chegasse ao almejada primeira posição.

Contodo esse sucesso, não impediu que Ke$ha fosse acusada de plágio. Tudo se deu início, segundo a cantora Uffie, quando vários de seus amigos começaram a perguntar-lhe se ela já havia ouvido Tik Tok, uma música bem semelhante a sua com as Justice. Mostraram-lhe com um programa de computador que permite ouvir uma música em cima da outra, a comparação das duas músicas. Uffie se pronunciou dizendo que as músicas são realmente muito parecidas, mas que não pertende processar Ke$ha, nem ir com o assunto a frente, já que seus estilos são diferentes uma da outra. Disse ainda que isso é normal, é inevitável não pegar inspiração de outros cantores.

Eu, particularmente, não conheço muito ainda o trabalho de Uffie, mas achei digno de sua parte não querer seguir com esse assunto a frente, nem querer pegar carona no sucesso de Ke$ha, como muitos fazem. Um exemplo de querer pegar (ou não) carona no sucesso dos outros, foi o caso do Coldplay em 2008, que teve seu mega sucesso Viva la Vida acusado de plágio por três outras bandas, que entraram na Justiça por isso. Se Uffie quisesse, ela poderia seguir o exemplo dessas três bandas, ela estaria no seu direito. Mas diferente do que se parece, Uffie foi inteligente, pois mesmo sem ter processado Ke$ha, ela está tendo seu primeiro médio espaço na mídia internacional, e consequentemente várias pessoas pesquisarão sobre seu trabalho. E o melhor: não ficará com fama de querer pegar carona no sucesso dos outros.

Ke$ha, atualmente está em #2 no Hot 100 da Billboard com seu single de estreia Tik Tok, enquanto o segundo single Blah Blah Blah, parceria com a dupla 3OH!3, se mantém em #11.
Para assistir o vídeo clipe ''Ke$ha - Tik Tok'', siga o link: http://www.youtube.com/watch?v=O_AAn24fEk8

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Bornes relacionados com Miniaturas