quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Shakira e Nelly Furtado: cantoras em novas fases de suas carreiras


No ano de 2009, houve muitas mudanças no cenário pop internacional: revelações musicais como uma cantora que começou o ano bombando, chamada por alguns de 'a nova Madonna', polêmica, dona de um estilo diferente e looks bizarros; ou como a morte inesperada do maior artista que o mundo já viu, que revolucionou o cenário musical com seus clips e músicas, dono de uma vida polêmica assim como o seu prematuro falecimento; ou como a mudança de estilo de certas cantoras.



A colombiana Shakira é uma dessas 'certas cantoras' que mudou, não digo de estilo, mas sim o seu público foco. Ela durante toda a carreira cantou em espanhol, e com ele teve sucessos mundiais como as músicas Hip's Dont Lie e Whenever, Wherever. Com o espanhol também, sua língua nativa, Shakira ganhou o mérito de ser reconhecida como um dos maiores artistas da música na década, e da atualidade. A cantora também é conhecida como a 'Rainha do Pop Latino', desbancando Thalía e Paulina Rubio.



Porém, na vida, ora se está por cima ora se está por baixo. Passando essas palavras para o contexto do texto, quero dizer que ora as cantoras latinas é que estão por cima da carniça, outrora as cantoras americanas é que estão. E, talvez, pensando nisso, Shakira, como tantas outras, deve ter se visto obrigada a colocar um tempero mais americano no seu trabalho, e foi o que fez.



O primeiro single dessa nova fase ganhou duas versões, La Loba, cantada em espanhol, e She Wolf, cantada em inglês. A versão em inglês da música foi a que fez mais sucesso nos E.U.A., onde se concentra o maior mercado da música, comprovando que nesse momentoas cantoras americanas é que estão por cima. O vídeoclip de She Wolf foi espetacular e hotsexy onde Shakira sensacionalmente interpreta uma loba. No mometo em que a música despencou mais de dez posições na Billboard Hot 100, Shakira, rapidamente apresentou ao público sua parceria com o rapper Lil Wayne na música Give It To Me, mais uma música americanizada, dessa vez com um ar mais de hip hop. Did It Again foia pouco tempo lançada, e já está nas paradas musicais de alguns países, apesar de que em outras localidades, a praceria com Lil Wayne é que esteja bombando cada vez mais.


Apesar de ter mudado a língua nativa quanto a música, e estar se saindo otimamente, Shakira ainda tem aquelapitada latina (o que se percebe nitidamente em Did It Again), porém (opinião propria) nos próximos álbuns ela deveria voltar ao espanhol, ou até mesmo se ariscar em outros idiomas, para não transformar-se em apenas mais uma.


Ao contrario de Shakira, a cantora Nelly Furtado está remando contra a correnteza. Enquanto outras se americanizam para não caírem por terra ou para ganhar notariedade no meio, Furtado depois de uma bem sucedida carreira com sucessos como a parceria com Timbeland e Justin Timberlake em Give It To Me, e Promiscuos, resolveu abandonar o inglês e lançar Mi Plan, seu atual álbum cantado em espanhol para alcançar novos patamares e ariscar-se em novas experiências. É verdade que Nelly Furtado se ariscou bastante lançando um álbum apenas e totalmente cantado em um idioma que não é a sua especiaria, mas até agora a cantora tem se saído bem.


Nelly Furtado parece ter feito uma boa escolha, pois mesmo sem estar com muita expressividade na América do Norte, nos países que possuem o espanhol como língua nativa são onde os números de vendagem do álbum têm sido mais altos.


O primeiro single foi a baladinha Manos Al Aire, que até hoje é sucesso em algumas localidades. 'Mas', a pouco tempo lançada é o segundo single, mesmo sem tertido tempo suficiente para entrar nos tops musicais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Bornes relacionados com Miniaturas